Home care pelo plano de saúde

Deseja saber como funciona e quem tem direito ao home care pelo plano de saúde? Então, leia o artigo que separamos pra você.

Por outro lado, se deseja saber mais informações sobre home care pelo SUS, clique aqui.

Agora, se o assunto do seu interesse é continuar sabendo os detalhes sobre home care pelo plano de saúde, e como conseguir, continue a leitura deste artigo até o final.

Home care (internação domiciliar)

Em síntese, home care é o tratamento de saúde no ambiente domiciliar do paciente. Ou seja, uma internação domiciliar, em que o paciente passa a receber em casa, os tratamentos que recebia em ambiente hospitalar, evitando assim, uma internação hospitalar indefinida do paciente.

Assim, home care nada mais é que uma internação hospitalar, só que ao invés de ser no hospital, é feita na casa do paciente, levando até a residência do paciente, toda estrutura hospitalar necessária para seu atendimento, que deverá ser feita de acordo com a necessidade do paciente.

Logo, o tratamento domiciliar deve ter início imediato a alta hospitalar e pode incluir fisioterapia, fonoaudiologia, atendimento domiciliar por profissional de enfermagem 24 horas, uso de aparelhos, respiradores, entre outros procedimentos que o paciente necessita.

Plano de saúde deve fornecer home care

Portanto, havendo prescrição médica, fundamentando a necessidade da internação domiciliar na modalidade home care, o plano de saúde tem obrigação de fornecer.

Requisitos para conseguir home care pelo plano de saúde

  • Laudo médico detalhado;
  • Solicitação administrativa e negativa (se houver);
  • Advogado especialista em Direito à Saúde.

A importância do laudo médico

O laudo médico será utilizado como documento para comprovar a real necessidade do home care, na ação judicial com pedido liminar.

Assim, quanto mais rico em detalhes for o laudo médico, maiores serão suas chances de obrigar o plano a fornecer a internação domiciliar que você precisa.

No laudo médico deve constar:

  • Informação sobre a doença, com código CID;
  • Sequelas, incapacidade, sintomas;
  • Medicamentos que o paciente faz uso;
  • Informar que o paciente está acamado, se necessita de alimentação por sonda gástrica ou outra necessidade;
  • Descrever todos os cuidados de que o paciente necessita. Se precisa de cuidados contínuos (24 horas por dia), se necessita de acompanhamento de enfermeiro ou técnico de enfermagem;
  • Explicar todo o tratamento indicado de forma detalhada. Que o tratamento deve ser realizado no domicílio do paciente;
  • Indicar que os tratamentos devem ser iniciados com urgência, tendo em vista a iminência de alta hospitalar e necessitando da continuidade em home care e explicar os riscos em caso de não continuar com o tratamento domiciliar;
  • Destacar todos os benefícios que cada procedimento indicado trará ao paciente.

A importância de ter como provar sua solicitação

Antes de mais nada, faça a solicitação administrativa junto a operadora do plano, mas faça de uma forma que você consiga comprovar que solicitou ao plano previamente.

Mesmo que seja por meio de protocolo da ligação telefônica, anotando a data, horário da ligação e nome do atendente, print de conversa no celular ou a negativa por escrito.

Enfim, se resguarde! Tenha como comprovar sua solicitação! Tendo o relatório médico, bem como sua solicitação administrativa será possível conseguir a internação domiciliar (home care) pelo plano de saúde, através de ação judicial com pedido liminar.

O que é pedido liminar?

Em síntese, liminar contra plano de saúde é uma decisão provisória que se consegue no início do processo. É quando o juiz decide em caráter de urgência, a exemplo do home care, que o paciente não tem como esperar meses, ou anos, até uma decisão final.

“ah… mas processo judicial demora”

Nestes casos, frequentemente, em que o paciente precisa da internação domiciliar, é possível conseguir uma decisão judicial entre 24 a 48 horas.

Em resumo, casos como esses são rápidos e bem menos burocráticos do que você imagina.

Tenho o relatório médico e recebi a negativa. Como proceder?

Agora, com a ajuda de um escritório de advocacia especializado no Direito à Saúde, você poderá obrigar o plano de saúde a fornecer o tratamento que precisa.

Somos especialistas em ajudar beneficiários de planos de saúde a obterem seu tratamento, revertendo negativas abusivas através de ação judicial com pedido liminar.

A importância do advogado especialista em Direito à Saúde

Tenha em mente que o advogado especialista é quem tem a expertise técnica sobre a área de atuação. Um especialista aumenta significativamente as chances de êxito.

Afinal, você não vai querer deixar o destino do seu tratamento nas mãos do plano de saúde, que só visa o lucro, muito menos nas mãos de um profissional que não é da área e não saberá a melhor forma de conduzir o caso, certo?

Fale com um advogado especialista clicando no botão do WhatsApp.

Caso tenha ficado com alguma dúvida e queira mais informações, entre em contato conosco clicando no botão do WhatsApp. Atendemos em todo o país, de forma 100% digital, buscando agilidade e eficiência no atendimento. Juntos, fazemos a diferença!

Veja nosso Instagram clicando aqui.

Artigo elaborado por OS Advogados – OAB/RS sob o nº 12.505 – Especialistas em demandas relacionadas ao Direito à Saúde, atuando exclusivamente em prol dos direitos dos pacientes.

O escritório está localizado em Porto Alegre/RS, mas atende em todo o Brasil.

Esse artigo possui caráter meramente informativo.

Contato: (51) 2312-3518 | (51) 9.8127-2290

Atuação em todo o Brasil

Advogado especialista em direito bancário

Tendo em vista que os processos judiciais tramitam de forma eletrônica, ou seja, são 100% digitais, podemos lhe atender com eficiência em qualquer parte do Brasil.

 

Portanto, independentemente da cidade ou Estado em que resida, isso não será um obstáculo para seu atendimento, que será prestado por advogados especialistas em planos de saúde, Direito à Saúde, bem como, advogados especialistas em Direito Bancário.

Categorias