Plano de saúde deve custear cirurgia robótica

Sabia que o plano de saúde deve custear cirurgia robótica? Veja o artigo que separamos pra você até o final.

A cirurgia robótica é um dos tratamentos mais modernos e eficientes nas áreas de:

  • Urologia;
  • Ginecologia;
  • Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo;
  • Coloproctologia
  • Cirurgia Torácica;
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço;
  • Cirurgia Cardíaca;
  • Cirurgia Pediátrica;
  • Cirurgia Oncológica.

A cirurgia pelo procedimento robótico já beneficiou milhares de pacientes, pois é menos invasiva e com potencial para uma recuperação mais rápida.

Por outro lado, a cirurgia robótica é um procedimento de alto custo, que pode variar entre R$10.000,00 (dez mil reais) a R$40.000,00 (quarenta mil reais), dependendo da cirurgia por meio robótico.

Assim, tendo em vista o elevado valor, muitas operadoras de planos de saúde negam.

Plano de saúde deve custear cirurgia robótica

Embora não esteja no Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), se o médico indicar a cirurgia por procedimento robótico, o plano de saúde deve cobrir!

Afinal,  o rol da ANS é meramente exemplificativo. Ou seja, não é porque o procedimento não consta no rol, que a operadora pode se isentar de fornecer.

Veja a posição do judiciário com relação a cirurgia robótica

Diversas decisões, em todo pais, já determinaram que, cabe única e exclusivamente ao médico que assiste o paciente determinar a escolha do tratamento. Desta forma, somente o médico pode dizer qual o melhor passo a ser tomado durante o seu tratamento.

Logo, havendo indicação médica, para procedimentos por robótica, o plano de saúde não pode interferir ou negar a cirurgia e, caso isso ocorrer, a negativa é abusiva e ilegal.

A operadora do plano negou minha cirurgia. O que fazer?

Primeiramente, mantenha a calma, pois boa parte dessas negativas, como vimos acima, são abusivas.

Nesses casos, quando o plano de saúde nega a cirurgia robótica, o melhor a fazer é buscar ajuda de um advogado especialista em ações contra planos de saúde, pois é possível ingressar com pedido liminar na justiça para garantir seu direito.

O que é liminar?

Em resumo, liminar contra plano de saúde é uma decisão provisória que se consegue no início do processo. É quando o juiz decide em caráter de urgência, a exemplo da cirurgia robótica, que o paciente precisa da cirurgia e o plano negou, mas o paciente não pode esperar.

“ah… mas processo judicial demora”

Nestes casos, frequentemente, em que o paciente precisa realizar sua cirurgia pelo meio robótico, é possível conseguir uma decisão judicial entre 24 a 48 horas.

Portanto, casos urgentes são rápidos e bem menos burocrático que você imagina.

A importância do advogado especialista

Tenha em mente que o advogado especialista é quem tem o conhecimento técnico sobre a área de atuação. Um especialista aumenta significativamente as chances de êxito.

Afinal, você não vai querer deixar o destino do seu tratamento nas mãos do plano de saúde, que só visa o lucro, muito menos nas mãos de um profissional que não é da área e não saberá a melhor forma de conduzir o caso, certo?

Caso tenha ficado com alguma dúvida e queira mais informações, entre em contato conosco clicando no botão do WhatsApp. Atendemos em todo o país, de forma 100% digital, buscando agilidade e eficiência no atendimento. Juntos, fazemos a diferença!

Para conhecer mais sobre nossa atuação clique aqui.

Artigo elaborado por OS Advogados – OAB/RS sob o nº 12.505 – Especialistas em demandas relacionadas ao Direito à Saúde, atuando exclusivamente em prol dos direitos dos pacientes.

O escritório está localizado em Porto Alegre/RS, mas atende em todo o Brasil.

Esse artigo possui caráter meramente informativo.

Contato: (51) 2312-3518 | (51) 9.8127-2290

Atuação em todo o Brasil

Advogado especialista em direito bancário

Tendo em vista que os processos judiciais tramitam de forma eletrônica, ou seja, são 100% digitais, podemos lhe atender com eficiência em qualquer parte do Brasil.

 

Portanto, independentemente da cidade ou Estado em que resida, isso não será um obstáculo para seu atendimento, que será prestado por advogados especialistas em planos de saúde, Direito à Saúde, bem como, advogados especialistas em Direito Bancário.

Categorias